Dia Mundial do Pianista - 8 de novembro
Vamos promover essa ideia!
Onde os pianistas celebram anualmente seu dia!
Por favor, não confunda este dia com o “Dia do Piano” que acontece no dia 88 de cada ano ou o Dia Internacional do JAZZ em 30 de abril que nos países ocidentais também se adotou erroneamente segundo nossa humilde opinião ,como dia do pianista ou tecladista , provavelmente ou comodamente porque quem formalizou o dia do JAZZ foi o pianista ,tecladista e compositor Herbie Hancock que era embaixador da UNESCO. Com todo respeito que esse grande musico deve receber isso ofusca tanto o dia do JAZZ como o dia que seria devotado aos pianistas de todos os tempos...
Este é o “Dia do Pianista” , é principalmente sobre as pessoas e sobre suas conquistas.
A organização do “Dia do Pianista” e festejada em 5 países atualmente ;China, Áustria, Israel, Rússia e Bielorrússia. Por ser uma data criada recentemente os eventos e mobilizações nestes países e desconhecido do resto do mundo.
E é por isso que, quanto mais eventos de piano ocorrerem neste dia, mais alegria poderemos mostrar ao mundo!
Conheça o # Dia do Pianista!
#Pianist Day!
Participe de concursos e tenha criatividade nestes dias divertidos!
Mitos e lendas. A história do "Dia do Pianista" 8 de novembro
Por Comunidade pianista em 24 de outubro de 2018
Talvez possamos desvendar o segredo da origem da festa do “Dia do Pianista”. Temos que observar que não atestamos a exatidão histórica ou a veracidade de tantas teorias, mas caramba, que legal se, pelo menos, uma fosse verdadeira !!
Assim, estamos imersos no mundo da história do piano, e na vida de pessoas (não só pianistas) que, superando a si mesmas, mudaram esse mundo. Mas essas teorias são retiradas de arquivos e muitos textos … e o que você vai ler é apenas um pequeno resumo desdes . A história que remonta aos anos 1730 !
Teoria # 1: A História de Gottfried Silbermann. (E o que Bach tem a ver com isso?)
Segundo essa teoria, o mestre alemão do clavicórdio Gottfried Silbermann era amigo do poeta Köning, que na época se dedicava a publicar a tradução de um artigo sobre a invenção de um novo instrumento musical de Bartolomeo Cristofori. Bem, quem, por forte amizade, não compartilharia tal informação com o mestre do clavicórdio?
Obviamente, o desenho do mecanismo ficou conhecido por Silberman e ele decidiu recriar a nova invenção. Infelizmente, ele falhou. Por mais que o mestre tentasse, seu piano não funcionou bem.
Isso é evidenciado pela crítica nada lisonjeira dos instrumentos de Silbermann de um grande pianista como J.S.Bach. Ou melhor, ele explodiu o piano deste mestre em pedacinhos. Isso doeu tanto a Gottfried que por vários anos ele não produziu uma única ferramenta de martelo, mas se sentou meticulosamente em sua oficina e aprimorou a mecânica (imagine o Dr. Frankenstein). E assim, os anos de trabalho árduo foram coroados de sucesso. E como! O imperador da época, Frederico II, apreciou tanto os primeiros pianos “verdadeiros” de Silbermann que comprou para sua corte até seis instrumentos de sua obra !!!!
Mas Silberman estava preocupado apenas com uma coisa - a crítica de Bach. Por isso o compositor foi convidado para um da noite, que se sentou ao instrumento, é claro, com uma opinião preconcebida. Mas, para alegria do mestre, não pôde conter as exclamações de admiração. Bach ficou surpreso com as possibilidades do instrumento, e Gottfried, é claro, com a execução do pianista. Na noite do mesmo dia, em corredores tumultuados e barulhentos, durante a troca de cumprimentos entre Bach e Silbermann, a ideia foi expressa sobre o nome tácito deste dia como “Dia do Pianista”. Adivinha em que mês era e em que dia?
Teoria do Dia do Pianista # 2: Público de Londres.
Além disso, é importante observar que a manifestação está ocorrendo em grande escala. E um grande papel nisso foi desempenhado pelo filho de J.S.Bach - Johann Christian Bach, que vivia em Londres naquela época. Ele foi convidado a “mostrar” o instrumento a todos. Ao que, é importante notar, ele concordou com alegria! E ele deu um pequeno concerto, que foi uma grande revolução para os amantes da música de Londres. E causou uma agitação instantânea.
Um grande número de pessoas começou a querer aprender a tocar piano, pois o instrumento deixou uma impressão indelével. Chegou ao ponto que tinha muito mais gente que queria tocar piano do que cravo e clavicórdio !!!
E foi precisamente neste dia de novembro do concerto de Johann Christian Bach, o dia da apresentação do piano ao público londrino, o dia em que conquistou os corações dos futuros pianistas e tornou-se o “Dia da Celebração do Pianista”!
O que você acha?
Teoria número 3: folk (folclórica)russo. (A mais simples de todas as teorias)
precisa entender que desde o século 16, os clavicornios eram bastante comuns em todos os territórios, mas ao contrário da Europa Ocidental, ainda não conhecíamos a alta “cultura” desses instrumentos. Claro, a cultura musical russa percorreu um longo caminho em três etapas em apenas uma, mas, ainda assim, faltava claramente conhecimento e habilidades.
Foi apenas no final do século 18 que livros e tratados de grandes compositores como Georg Simon Lelein e Daniel Gottlieb Türk começaram a ser publicados. E então há uma nova ferramenta. Uma das primeiras escolas foi aberta pelo pianista irlandês John Field. Ele teve a maior influência na educação musical na Rússia.Os pianistas russos também começaram a segui-lo. E, claro, a abertura das primeiras escolas de música não poderia passar despercebida. Por isso foi decidido festejar o “Dia do Pianista” no outono, o que ainda hoje acontece.
Qual das teorias é correta e qual não é … Infelizmente, não sabemos … quem sabe alguém ira esclarecer a verdade.
Mas o mais importante é que todos os anos, no dia 8 de novembro, nós, como parte de uma grande família de pianistas de todo o mundo, realizamos e continuaremos a realizar nesta data!
Parabenize seus amigos e parentes pianistas. Vá para a escola e parabenize seus professores . Confie neles, eles ficarão muito satisfeitos. E, claro, organize eventos de piano em sua cidade! Vamos todos juntos tornar esse dia vivo por muito, muito tempo!
(Traduzido e resumido)
https://vk.com/@pianistday-mify-i-legendy-dnya-pianista
http://pianistday.com/
https://www.pianoday.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário