12.11.18

É hora de comprar seu primeiro teclado musical?


PROFESSORA REGINA - PIANO

É hora de comprar seu primeiro teclado musical?

Ao escolher qualquer instrumento para um iniciante, deve ser encontrado  um equilíbrio : você quer um instrumento com capacidade de execução e recursos suficientes para que  não fique instantaneamente frustrado com ele. Mas, ao mesmo tempo, você não precisa gastar recursos adicionais que o novato ainda não usará ou entenderá. Isso vale para teclados e pianos.

Em geral um Teclado  é um  instrumento musical, que executam melodias e notas ,além de mais fácil de aprender. 

Para você que está começando o teclado arranjador é o indicado . Caso você queira um teclado para aprendizado, para estudar em casa e eventualmente fazer suas apresentações, ele é perfeito, ele possui os mais variados ritmos e timbres. 

E vale lembrar que teclado é um instrumento universal, seja você homem ou mulher, seja para presentear seu filho, seja para aproveitar a aposentadoria, para todas as idades.

Os teclados musicais eletrônicos podem ser divididos basicamente em algumas categorias, como: arranjadores, sintetizadores e os pianos digitais .
PROFESSORA REGINA - PIANO

Arranjador: esse teclado é geralmente indicado para iniciantes, pois a maioria dos modelos possuem funções que facilitam o aprendizado .O arranjador  possui botões de ritmos diferentes, basta escolher um ritmo que o teclado faz todo o acompanhamento, como se tivesse uma banda tocando . O recurso do acompanhamento é muito utilizado nos métodos de ensino de teclado, onde o aluno começa a criar uma independência das mãos, aprendendo a tocar os acordes com a mão esquerda e a melodia com a mão direita. Os teclados arranjadores possuem os mais variados ritmos e timbres, alto-falantes e acompanhamento de bateria de diversos estilos. O teclado arranjador não é só a melhor escolha para quem quer começar, muitos profissionais que tocam sozinhos utilizam os teclados arranjadores, principalmente em festas,  igrejas ou  eventos. Indicado para o curso de teclado musical.

Teclados eletrônicos são a maneira mais acessível de começar, mas aprender piano em um teclado  é menos do que ideal e pode até ser desanimador. Recomendamos a atualização para, pelo menos, um piano digital o mais rápido possível.
PROFESSORA REGINA - PIANO
Sintetizador: esse tipo de teclado é mais usado por músicos que tocam em bandas, muito utilizado em apresentações ao vivo, como, por exemplo, em shows, e grandes eventos. Costumam ter timbres com maior qualidade do que os arranjadores, além disso podem ser editados, criando seu próprio timbre. Enquanto o arranjador é um especialista em ritmos e acompanhamentos, o sintetizador é o mesmo em timbres. Não é muito indicado para iniciantes.
PROFESSORA REGINA - PIANO
Piano digital (eletrônico): esse teclado possui poucos timbres, são desenvolvidos basicamente para produzir sons de piano, contém 88 teclas pesadas, simulando as de um piano acústico. Ele oferece alguns recursos dos sintetizadores e arranjadores, como marcação de tempo e “split” de vozes (duas ou mais vezes tocadas ao mesmo tempo).

Indicado para iniciantes ou quem não tem espaço ou dinheiro para comprar um acústico ,pois suas teclas se assemelham com as de um piano,  indicado para iniciantes no curso de piano. Embora seja impossível simular inteiramente a experiência de tocar em um piano acústico, não há nada de errado em iniciar em um piano digital.

No quesito piano opte se possível por pianos acústicos...Mas os cuidados são redobrados para aquisição , pois o custo é bem maior e a qualidade e quantidade de modelos é grande...Consulte alguém de confiança para lhe ajudar nesta escolha...

Piano é utilizado apenas para quem faz curso de piano clássico ou popular!


Os seguintes não são para iniciantes:
PROFESSORA REGINA - PIANO
CONTROLADORES: Quase sempre não possuem timbres internos (a maioria não possui), são teclados que podem ter desde 25 até 88 teclas, servem para serem usados com módulos de som externos ou com um computador/notebook com uma “DAW.”


PROFESSORA REGINA - PIANO


WORKSTATIONS: Uma verdadeira estação de trabalho, indicado para produção musical e/ou show ao vivo, ele aborda todas as categorias anteriores em um único instrumento, possuem timbres muito bons, edição de ritmos, sequenciador interno para gravar vários instrumentos em pistas separadas. Mas são bem caros.


PROFESSORA REGINA - PIANO

Qual teclado musical comprar quando se está iniciando?
R: Eu queria comprar qualquer um, pois eu não sei a diferença entre eles. Pra mim, teclado é tudo igual.
ERRADO!
Como citado no tópico anterior os teclados arranjadores são os mais baratos e tem as facilidades de aprendizado para o curso, por isso fique atento com o preço e os vendedores , queira sempre um teclado novo comprado em uma loja confiável, com nota fiscal e garantia.

Não tenho um objetivo claro ,tocar piano ou teclado? Tanto faz?
R: Quero aprender de qualquer maneira ,compro o teclado e depois vejo o que quero...
ERRADO!
Se pretende estudar por muito tempo, você pode comprar um teclado com alto valor inicial e tê-lo pra vida toda ou ir trocando de equipamento com o decorrer do tempo e do seu patamar como músico.
Teclado é para quem deseja  músicas mais populares pois é utilizado com partituras feitas especialmente para eles utilizando um misto de acordes e dedilhado.
O piano é composto por estilos populares e clássicos ,partituras  mais elaboradas e níveis complexos de teoria e prática ,se utiliza somente dedilhado em ambas as mãos, exclusivos para o instrumento …
Quem toca piano vai tocar uma peça musical para teclado musical facilmente, mas um tecladista geralmente  não terá esta habilidade para uma peça para e no piano…
Saiba exatamente o que quer fazer...

Não vou pesquisar muito ,compro pela internet o mais barato?
R:Não precisa ver ,se informar ou experimentar o instrumento é só escolher no catálogo... 
ERRADO!
Caso opte pela internet ou pelo usado tenha certeza da compra que está fazendo, pois o barato pode sair caro, certifique-se de ter alguém com você que conheça sobre teclados ou peça referências sobre os modelos escolhidos de alguém que usa para te auxiliar melhor e sempre procure por um teclado que já tenha nome no mercado da música como  Yamaha, Casio, Korg, Roland …
Experimente ,teste e pergunte!

Vou comprar um instrumento bem caro porque é melhor e cheio de funções?
R:Comprar um teclado musical bem moderno e cheio de botões e luzes é legal...
ERRADO!
Isso vai depender muito do segmento que você pretende seguir ou estilo que vai  tocar, existem vários modelos para cada situação e necessidade, recomenda-se para quem está iniciando nos estudos de teclado um teclado arranjador porque além de ter vários timbres ele também tem acompanhamento automático (banda virtual) e também tem um bom custo beneficio. Citaremos o básico necessário para um bom teclado para iniciantes posteriormente…
Para quem vai se especializar em piano deve necessariamente possuir um piano ao menos digital…

DICAS:

Qualidade dos timbres
Vale observar que os instrumentos mais modernos contam com memórias maiores, trazendo amostras melhores do instrumento original. Fique atento a ruídos, roncos ou sujeira misturada  nos timbres ouvidos…Teste o som...

Escolha teclas semipesadas ou pesadas
Você pode sentir uma diferença quando se toca em um teclado que as teclas são pesadas para um teclado que tem as teclas leves, sempre de preferência para os teclados com as teclas pesadas porque com elas você vai conseguir desenvolver melhor as habilidades de velocidade e sensibilidade ,além de se aproximarem do peso de uma tecla de piano acústico …

Para quem opte por piano .Bons pianos digitais  oferecem teclas pesadas, que simulam a ação das teclas de um piano acústico.

Escolha um com no mínimo 5 oitavas(5/8)
PROFESSORA REGINA - PIANONo início de seus estudos você pode não precisar usar tanto as teclas mais agudas ou graves do seu teclado, mas com o passar do tempo com certeza, vai ser crucial ao seu desenvolvimento e evolução prática. Se um aluno iniciante começar em um instrumento com 88 teclas facilitará muito a transição para um piano acústico. No entanto, teclados menores podem ser mais fáceis de tocar e menos confusos - para não mencionar mais portáteis e convenientes - para os novos e especialmente mais jovens! 
Existem teclados de 49, 61, 76 e 88 teclas. Mas um de 61 (5/8) teclas é o tamanho ideal para praticar a maioria das músicas no aprendizado de teclado .Note que música mais complexa e clássica requer 88 teclas completas.
Pra quem  opte por piano exclusivamente deve  usar um piano de 88 (7/8)teclas, que é o do tamanho padrão para o estudo, tanto faz digital ou acústico.

Que tenha teclas sensíveis ao toque
Teclas sensíveis são o que passam o sentimento da música ou dinâmica, ou seja, teclas que mudam o volume de acordo com a intensidade que se pressiona , isso da vida e personalidade a música que você está tocando. O aluno construirá uma técnica que facilitara transferência para um piano acústico . Este é um recurso particularmente interessante se planeja aprender o piano acústico posteriormente.

Escolha teclas de tamanho normal
Não compre teclados com teclas fora do padrão de piano ,o mais indicado para o estudante é preferir as maiores desde cedo.

Tenha entrada para Pedal Sustain
Um teclado que tenha entrada para pedal sustain, é aquele pedal que sustenta o som e não deixa um “vazio” na mudança de acorde , geralmente usado por tecladistas com um grau de conhecimento intermediário que se alcança ao decorrer dos estudos…
O pedal de sustain geralmente deve ser comprado a parte , é aquele típico encontramos nos pianos, com a função de sustentar as notas, fazer com que elas soem por mais tempo, mesmo depois que você já tiver liberado as teclas.

Que Tenha Função Split (divisão)
Split é aquela função que divide o teclado em 2 partes, ou seja, você consegue ter  2 timbres diferentes pra mais (depende do tipo de teclado) sendo executado ao mesmo tempo em diferentes partes do teclado.

Por exemplo, em uma determinada região do teclado você pode usar o timbre de piano e em outra região um timbre de pads, muito usado  quando se toca em banda e a música tem 2 timbres diferentes, é uma função bem útil.

Caixas de som embutida
As caixas de som embutida no instrumento ,elimina a necessidade de utilização de fones de ouvido ou amplificadores nos estudos do dia a dia. Os teclados arranjadores, os mais populares , geralmente oferecem os falantes embutidos.

Saída de áudio P10
Outro fator importante para você ficar atento em relação ao seu primeiro teclado, é a saída de áudio. São as  saídas L/R que servem para você ligar seu teclado a um amplificado ou mesa de som.
Sem dúvida esse é um fator bastante importante, principalmente para quem já pensa em tocar com algum grupo musical ou até mesmo fazer pequenas apresentações.

Ter um teclado com saída de áudio é extremamente importante .

MIDI ou USB
A interface midi antigamente servia para fazer com que os teclados conversassem entre si, possibilitando criar timbres com várias camadas. Hoje em dia, é interessante ter esse recurso para ligar seu teclado ao computador e poder controlar com ele diversos instrumentos virtuais. Com a interface MIDI tradicional, você precisará de um cabo MIDI USB para ligar o teclado ao computador. Se o teclado for mais moderno poderá  ter a porta USB, não será necessário nada além do que um cabo USB simples.
Os teclados intermediários possuem este dispositivo que poderá ser usado no futuro através do estudo e aprimoramento prático. Se seu interesse é expandir seu conhecimento…

MIDI é uma regra mundial ou software / hardware que  proporciona um protocolo de comunicações que assegura que diferentes instrumentos (ou componentes) possam interagir a um nível básico ou entre si.

Ergonomia , conforto e  acessórios
PROFESSORA REGINA - PIANO
Você  é mais alto ou mais baixo que a média? Como é fácil ajustar a altura do instrumento, assento ou suporte? Os músicos devem tocar sentado a uma altura em que o antebraço esteja paralelo ao chão.
Não se pode esquecer do conforto ao tocar ,se  usar um piano ou teclado eletrônico deve-se adotar as estantes   e racks para o biotipo do  aluno e seu orçamento. Além do assento ou banco apropriado para eles ai se inclui o piano acústico também…
Ideal para proteção do instrumento fora de uso e uma capa protetora ,evitando poeira e umidade. 
Ao comprar um teclado eletrônico, compre um banco e um suporte para teclado. 
O instrumento precisa viajar com o aluno e, em caso afirmativo, qual a sua portabilidade? E a fonte de energia? Você usara em áreas onde não seja fácil conectá-lo? Leia as especificações para descobrir se o teclado pode ser alimentado com baterias ou pilhas, um adaptador AC ou ambos. Nem todos os teclados incluem um adaptador - leia atentamente as descrições para encomendar os extras apropriados.
Para o transporte e armazenamento precisará de  Cases  ou  Bags dimensionados para seu instrumento.

http://blog.mundomax.com.br/instrumentos-musicais/como-comprar-seu-primeiro-teclado/
http://blog.mundomax.com.br/instrumentos-musicais/teclado-musical-iniciante-os-arranjadores/
http://blog.mundomax.com.br/instrumentos-musicais/como-comprar-um-teclado/
https://en.wikipedia.org/wiki/General_MIDI
https://thehub.musiciansfriend.com/keyboard-buying-guides/the-best-keyboards-and-pianos-for-beginners
https://www.hoffmanacademy.com/blog/choosing-a-piano-or-keyboard-for-the-beginning-student/

5.6.18

O Jogo de dados de Mozart - Musikalisches Würfelspiel

Musikalisches Würfelspiel “jogo de dados musicais ”


PROFESSORA REGINA - PIANOEra um sistema combinacional matemático com dados para "gerar" aleatoriamente a partir das opções pré – compostas uma nova música . Os jogos foram bastante populares em toda a Europa Ocidental no século XVIII. Vários jogos foram criados, alguns que não exigiam dados, mas apenas “escolher um número aleatório”.

A música é uma forma de expressão artística e pode, entre outras finalidades, transmitir emoções. Apesar disso, a música também pode ser encontrada ao longo da história como um produto de raciocínios lógicos ou ainda procedimentos mecânicos, isto é, como um procedimento algoritmo de um  programa de computador. 

Neste video  podemos  ver como era jogado  na pratica!

Composição musical algorítmica: é a criação de música com auxílio de um algoritmo.Aqui, usamos a palavra algoritmo em um sentido amplo: qualquer conjunto de instruções que admita a noção de entrada e saída, e que possa ser executado em um número finito de “passos”.

O mais conhecido foi o jogo  atribuído a Mozart, mas esta atribuição não foi autenticada. Este jogo é capaz de produzir 45.949.729.863.572.161 composições musicais  diferentes, mas semelhantes.

PROFESSORA REGINA - PIANOA famosa versão do jogo de dados atribuída a Mozart, foi publicada pela primeira vez apenas após sua morte em 1793 por JJ Hummel em Berlim-Amsterdã, e depois várias vezes em diferentes formas. Embora essa ideia desafiadora tenha sido conhecida e experimentada por outros compositores antes de Mozart, foi o jogo de Mozart que se tornou famoso e bem-sucedido. Apesar de que  nem o manuscrito original do "Musikalisches Würfelspiel" nem referências diretas a ele por Mozart tenham sido encontrados, sua autoria nunca foi realmente questionada por editores ou musicólogos.

Todas as escolhas possíveis foram dadas por Mozart de tal maneira que, por qualquer seleção, a melodia resultante é um belo minueto que preenche os requisitos harmônicos e composicionais da época. 

Este video esclarece matematicamente como era o metodo usado no jogo!
"O Jogo de dados de Mozart"

Formas Musicais:

Minueto e Trio

Como música, o minueto foi usado em várias composições para piano ou orquestra por Mozart, Haydn, Bach entre outros compositores.
O minueto teve sua origem, como dança, na região de Poitu e seu nome vem de “pas menu” que significa passo miúdo. Sob o reinado de Luís XIV invadiu os salões da corte e se espalhou pela Europa, a ponto de se tornar a principal dança da aristocracia, atingindo o mais alto grau de luxo e magnificência.De  ritmo ternário (3/4) e andamento moderado.Diferentemente do minueto isolado, o minueto e trio constitui-se numa forma específica. Isso porque a inclusão de um trio faz com que ele se porte como uma forma ternária, mas organizada de maneira mais complexa:
Em sua estrutura, o minueto é como uma forma ternária, mas que em cada seção, há uma outra pequena forma ternária incluída. Há portanto, 3 formas ternária dentro de uma:
Minueto A1 (a/b/a) - Trio (c/d/c) - Minueto A2 (a/b/a)

Neste video podemos entender o estrutura de um minueto!

Um jogo digital interessante!


Você pode baixar uma versão antiga para Windows deste jogo chamado "Mozart Dice" , que permite escolher aleatoriamente as várias seções e criar Minuetos e salvar as partes da música como um arquivo MIDI, para uso em players MIDI, programas de notação, etc. Basta baixar o arquivo  Mozart .zip, abra o arquivo e extraia-o para o diretório de sua escolha. Arquivos de ajuda e instruções estão incluídos (mas não funcionam nas versões modernas do Windows). Este é um programa muito simples de usar, e permite que você crie facilmente centenas de Minuetos no estilo de Mozart!

  • No diretório criado apos descompactar os arquivos ,clicar no ícone vermelho Mozart.
  • Surge a janela acima,se quiser que o programa faça aleatoriamente o jogo aperte Create!
  • Se quiser fazer isso manualmente ,basta apetrar os números em cada célula.
  • Para ouvir aperte Play.
  • Para gerar um arquivo MIDI ,aperete Export MIDI e sera salvo no direto como LastFile.
  • Você ainda pode escolher se quer um MINUETO ou TRIO nos botões Mozart Dice .

Tradução do manual de uso do programa:
Operação

Quando o programa for carregado, ele exibirá uma grade grande com muitos números. Estes números referem-se ao número de barras original nos manuscritos originais de Mozart. Cada coluna representa a medida, enquanto as linhas mostram as combinações possíveis para esse lançamento de dados. Somente um número em qualquer coluna particular pode ser escolhido. Criar uma nova música pode ser feito de duas maneiras:

1) Pressione o botão marcado Criar, que irá preparar uma seleção musical aleatória

2) Pressione qualquer um dos números planificados no painel principal. Isso vai mudar a seleção.
Para ouvir a peça, basta pressionar o botão Play. Alternativamente, você pode exportar a peça como MIDI e reproduzi-la a partir de um sequênciador.

Nota: As composições não podem ser alteradas em tempo real.

Nota: usuários curiosos podem ter notado a abundância de arquivos MIDI e arquivos de regras baseados em texto, e alguns podem até pensar em alterá-los. Isso não é recomendado ... no entanto, se você precisar mexer, leia este aviso ...

Ajustes

Mudar os arquivos fornecidos é, basicamente, pedir por problemas, e eu não estarei por perto para te salvar. No entanto, acredito que essas diretrizes permitirão que os arquivos sejam alterados. Eu não posso garantir a precisão de qualquer coisa que você faça.

Os arquivos de regras:

O primeiro número é o número de compassos (compassos) na peça musical.

Os próximos dois números indicam o número de dados usados e o número de pontos nesses dados, respectivamente. 

O resto do arquivo indica o arquivo MIDI (rotulado M% d.mid ou T% d.mid, no diretório MIDIFiles) que será reproduzido.

Créditos

Conceito, design e codificação Steven Goodwin
Arquivos MIDI reproduzidos e programados por John Chuang, 1995, 1996.

PROFESSORA REGINA - PIANOPROFESSORA REGINA - PIANO

Neste link esta uma copia do original deste jogo!
http://imslp.org/wiki/Musikalisches_W%C3%BCrfelspiel,_K.516f_(Mozart,_Wolfgang_Amadeus)



Fontes de consulta:
https://en.wikipedia.org/wiki/Musikalisches_W%C3%BCrfelspiel
http://www.amaranthpublishing.com/MozartDiceGame.htm
http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1122
https://www.ime.usp.br/~kon/MAC5900/seminarios/seminario_Alexandre.pdf
http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=107
http://www.mnemocine.com.br/filipe/forma.htm